O termo “Deficiência de Energia Relativa no Esporte (RED-S) está relacionado com uma inadequação de disponibilidade de energia para atender as demandas metabólicas do corpo e da prática esportiva. Ocorre por um desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético. Pode acometer atletas amadores ou de alto rendimento, femininos e masculinos.
A grande pressão por resultados, a preocupação excessiva com a estética, desordens alimentares, a busca por um peso mais baixo ou treinamento excessivo pode levar a um desequilíbrio entre ingestão energética e gasto energético.
Disponibilidade energética é a quantidade de energia que resta ao organismo após descontado o gasto com o exercício. É o que sobra para o organismo utilizar em funções básicas homeostáticas a fim de preservar a saúde e manter o desempenho esportivo adequado.
Disponibilidade energética = consumo calórico na dieta – gasto energético com o exercício / massa magra (FFM – fat free mass)
Na RED-S ocorrem inúmeras alterações fisiológicas como: alterações imunológicas, gastrointestinais, no crescimento e desenvolvimento, cardiovasculares, hematológicas, endócrinas (alterações hormonais), psicológicas, desordens alimentares, saúde óssea e no metabolismo.
